DSC05621_edited.jpg

Conheça os
nossos serviços.

Estamos preparadas para atender você e sua família e trazer suporte, técnica e manejo respeitoso para o bem nascer. 

56758b0f-a442-4285-b780-79a76371daad_edited.jpg
Livre Maternagem Logo - cópia_edited.png

Doula e Educadora Perinatal

O acompanhamento da Doula na Livre Maternagem acontece ao longo de toda a gestação, no parto e também no pós parto. Oferecemos suporte emocional por meio da presença contínua ao lado da parturiente, promovendo encorajamento, tranqüilidade, carinho e apoio em todo o ciclo grávidico-puerperal.

Na Gestação: A Doula oferece informação sobre profissionais à frente da assistência (médicos, médicas, Enfermeiras Obstetras, Equipes), procedimentos hospitalares e o que esperar do parto e pós-parto. Também disponibiliza ajuda para a preparação física e emocional da parturiente, das mais variadas formas.

No Parto: Durante o processo de nascimento, a Doula favorece a manutenção de um ambiente tranqüilo, acolhedor, com silêncio e privacidade. Além disso, oferece medidas de conforto físico com massagens, relaxamentos, técnicas de respiração, banhos, sugestão de posições, movimentações que auxiliem o progresso do trabalho de parto e diminuição da dor. Atua como uma ponte de comunicação entre a mulher, sua família e a equipe de atendimento. A Doula se faz importante até mesmo em uma possível cesárea necessária, onde continua dando apoio, conforto e ajuda a mulher a relaxar e tranqüilizar-se durante a cirurgia.

 

No pós-parto: Se faz presente auxiliando a mãe no seu contato com o recém-nascido e com a amamentação, bem como abordagem dos aspectos emocionais do puerpério.

Livre Maternagem Logo - cópia_edited.png

Enfermeira no Parto Hospitalar

Bianca Enf_edited.jpg

As nossas Enfermeiras oferecem suporte para mulheres que desejam evoluir a maior parte do trabalho de parto em casa, com monitoramento cardíaco fetal e suporte técnico às parturientes, antes de seguirem para a Maternidade de sua escolha. Este serviço traz a análise de todos os parâmetros da saúde materno-fetal em casa, avaliando a vitalidade do bebê através da ausculta dos batimentos cardíacos, bem como toda a evolução do trabalho de parto como contrações uterinas, perdas vaginais e se necessário, avaliação da dilatação do colo do útero, sem excluir medidas de conforto e apoio que promovam um trabalho de parto mais agradável e seguro para a parturiente. O suporte se dá ao longo da gestação, do parto e do pós-parto.

Na Gestação: a Enfermeira Obstetra oferece informação sobre profissionais à frente da assistência, sobre procedimentos hospitalares e o que esperar do parto e pós-parto. Também disponibiliza ajuda para a preparação física e emocional da parturiente, das mais variadas formas.

No Parto: durante o processo de nascimento, a Enfermeira Obstetra monitora todos os parâmetros da saúde materno-fetal em casa, bem como toda a evolução do trabalho de parto, sem excluir medidas de conforto e apoio. O suporte se dá desde a fase ativa do trabalho de parto e só é finalizado após o parto no hospital e o estabelecimento da primeira amamentação.

No pós-parto: a Enfermeira Obstetra se faz presente auxiliando a mãe no seu contato com o recém-nascido e com a amamentação e segue seu acompanhamento em casa, após a alta da puérpera e do bebê, dando assistência à amamentação e exterogestação.

IMG_0517_edited.jpg
Livre Maternagem Logo - cópia_edited.png

Pré-natal e Assistência ao Parto com Médica Obstetra

Livre Maternagem Logo - cópia_edited.png

Assistência ao
Parto Domiciliar Planejado

598925b6-f436-471c-888a-45a9f7638ecf_edited.jpg

A Livre Maternagem oferece o suporte de nossas médicas obstetras para todo o ciclo gravídico-puerperal da mulher. ​Essa assistência está pautada nos princípios norteadores da humanização do nascimento, bem como nas evidências médico-científicas mais atuais. Prezamos por uma relação horizontal entre gestante e médica, trazendo um olhar calibrado, respeitoso e acolhedor, sempre respeitando as individualidades de cada paciente.

Na Gestação: a médica obstetra faz o acompanhamento completo durante o período gestacional, por meio de pré-natal de excelência, troca de informações atualizadas e escuta ativa às demandas específicas de cada mulher.

No Parto: durante o processo de nascimento, a médica obstetra foca sua assistência no bem estar materno-fetal, garantindo uma vivência segura, respeitosa e responsável para uma experiência positiva.

No pós-parto: no processo de pós-parto, a médica obstetra direciona seu atendimento à revisão do parto, orientações sobre métodos contraceptivos (em caso de desejo da mulher), escuta plena às suas demandas puerperais, bem como tira dúvidas relacionadas ao processo.

O parto domiciliar planejado da Livre Maternagem atende os mais variados contextos de nossas gestantes. Ele pode ser assistido por equipe de enfermeiras obstetras e neonatais bem como por nossa médica e enfermeira de referência.

A nossa assistência preconiza um cuidado pautado no respeito às escolhas da gestante. A equipe de parto domiciliar confere assistência baseada nas melhores e mais referenciadas recomendações nacionais e internacionais de atendimento à gestação e parto de baixo risco, oferecendo um cuidado individualizado e acolhedor às famílias que desejam receber seus bebês no conforto de seus lares.

Nosso acompanhamento domiciliar inicia-se no pré-natal e vai além da avaliação de exames e medidas. Através de escuta sensível, conhecemos cada família, suas necessidades e expectativas, estabelecendo uma relação de confiança e vínculo, tão importantes para um pré-natal de excelência, bem como para o momento do parto.

 

Após o parto, continuamos nosso atendimento, oferecendo suporte nos primeiros dias do recém-nascido e estabelecimento da amamentação. Nessa lógica, desejamos que as mulheres que buscam um parto domiciliar escolham esta forma de parir de maneira consciente, planejada e assistida da melhor maneira possível.

ALine_edited.jpg
Livre Maternagem Logo - cópia_edited.png

Consultoria de Amamentação e Laseterapia

Livre Maternagem Logo - cópia_edited.png

Terapia e Suporte Psicológico

Psychologist Session_edited.jpg
osteopatia_edited.jpg
Livre Maternagem Logo - cópia_edited.png

Osteopatia

A nossa consultoria em aleitamento materno consiste em ajudar a mãe a solucionar  os principais problemas que podem acontecer durante o processo de amamentação, baseando-se em conhecimento e atuação técnico-cientifica. Levamos apoio, manejo e suporte para que a lactante tenha uma experiência bem sucedida de amamentação.

 

Queixas como bebê com dificuldade de sugar, dores no seio, dificuldade de pega, fissuras, queda de produção e ganho de peso do bebê são comuns e costumam ser solucionadas pelas nossas consultoras.
 

A especialista, portanto, ajuda a dirimir dúvidas e propõe opções no manejo clínico relacionado a amamentação e ao bem estar da puérpera junto ao bebê.

Oferecemos também laserterapia como suporte de tratamento para uma gama de casos. Este é um método rápido e eficaz, não tem contra-indicações, e pode ser feito em conjunto com qualquer outro método de tratamento. O número de sessões é variável de acordo com o tipo e tamanho da ferida e as sessões podem ser frequentes ou espaçadas. Ela é utilizada no tratamento de mamilos fissurados, ajudando a melhorar o processo de cicatrização do peito para uma amamentação mais tranquila.

A Livre Maternagem oferece às mulheres suporte psicológico e terapêutico com profissionais de ponta, especializadas também em assistência perinatal.

O período que vai da gestação ao pós-parto é o de maior vulnerabilidade para a saúde psíquica da mulher. As variações hormonais, mudanças drásticas de vida, no corpo, privação de sono, a história de vida da mulher e uma alteração estrutural cerebral podem acarretar no desenvolvimento de sofrimentos psíquicos.

É preciso conhecer, se informar, para ser capaz de pedir ou indicar ajuda especializada. Todo adoecimento psíquico é passível de tratamento mesmo durante a gravidez e a amamentação, inclusive com medicamentos. Não, isso não faz de ninguém uma péssima mãe. Sim, todas as mulheres podem passar por isso. Mas existe um jeito de viver melhor a maternidade. O importante é estarmos atentas a sinais importantes de adoecimento nesse período tão maravilhoso e complexo que é esperar, parir e amamentar um filho. Estamos aqui para dar suporte e assistência. 

A Livre Maternagem oferece assistência em osteopatia às mulheres em todos os ciclos da vida. Essa técnica traz um sistema autônomo de cuidados de saúde primário, que se baseia no diagnóstico diferencial, bem como no tratamento de várias disfunções e prevenção da saúde, sem o auxílio de fármacos ou cirurgia. Ela enfatiza a sua ação centrada na paciente, ao invés do sistema convencional centrado na doença. Essa técnica é utilizada por meios terapêuticos manuais, entre elas a da manipulação do sistema musculoesquelético (ossos, músculos e articulações) para ajudar no tratamento de doenças.

Dar toda a atenção ao recém-nascido geralmente é a prioridade das mulheres depois de ter um bebê, mas é de suma importância se concentrar em sua própria recuperação, incluindo os sintomas durante o período do pós-parto. A nossa osteopata utiliza diversas ferramentas para prevenir e tratar mulheres para que possam passar por esse momento em sua vida da melhor forma possível. Ela é capacitada para usar ferramentas que ajudam a diagnosticar lesões e tratar dores.

 

A osteopatia pode ajudar as mulheres que sofrem com dor aguda no pós-parto, independentemente de terem tido parto normal ou cesariana.

 

As pessoas que mais se beneficiam desses tratamentos são pacientes que apresentam queixa de: dor lombar, cervical, torácica, dores nas pernas, dores de cabeça, dores no joelho, dentre outras.

Livre Maternagem Logo - cópia_edited.png

Consulta Ginecológica

A Livre Maternagem oferece consulta de ginecologia às mulheres em todas as fases da vida. Essa é uma frente que consideramos importante para completar a nossa missão de cuidar das mulheres.

Ter uma escuta verdadeiramente sensível às demandas de cada mulher em seu contexto único, com responsabilidade, empatia e olhar calibrado e entender que ginecologia vai muito além de passar exames e encontrar a paciente no retorno.

 

Orientar, dialogar, ensinar, ouvir. Explicar que um muco pode ser muito mais que somente um muco, que um remédio tem sim efeitos colaterais e que o respeito e conhecimento ao próprio corpo pode mudar e melhorar sua perspectiva sobre você mesma, entendendo sua autonomia e força.

Planejamento familiar, consulta de rotina, busca por métodos contraceptivos eficazes e mais gentis com seu corpo, exames, conversa, olho no olho, atenção à sua história. É isso que oferecemos na ginecologia da Livre Maternagem.


A ginecologia pode ser muito gentil com você, desde que respeite a sua história, seu corpo e seus ciclos. Passamos um cafezinho, assamos um pão de queijo e te aguardamos pra que você se sinta cuidada em todos os seus ciclos.

Female Patient_edited.jpg
Livre Maternagem Logo - cópia_edited.png

Fale Conosco

A nossa querida secretária Kath está pronta para tirar suas dúvidas. Entre em contato conosco!

Livre Maternagem Logo - cópia_edited.png

WhatsApp

Se preferir, clique no botão abaixo e contacte-nos pelo WhatsApp. Você será redirecionada automaticamente.

Livre Maternagem Logo - cópia_edited.png

Nosso Endereço

Life Centro Médico Integrado de Saúde

SGAN 608 Bloco B Sala 301 - Asa Norte
CEP 70.830-356

Livre Maternagem Logo - cópia_edited.png

Horário de Atendimento

Venha nos fazer uma visita e conhecer nosso espaço. Nossas portas estão abertas para conhecer você! Entre em contato conosco para agendar um encontro. Funcionamos de segunda à sexta-feira, de 8h às 18:30, por agendamento.

Livre Maternagem Logo - cópia_edited.png

Se preferir, escreva

Seu email foi enviado com sucesso! Obrigada por entrar em contato conosco. Tão logo entraremos em contato com você.

Logo LM Branco.png