A respeitosa recepção ao recém-nascido no parto domiciliar


O parto domiciliar tem suas particularidades. É um evento familiar, íntimo, minimamente intervencionista, especial. Mas de todas as suas características, a que mais chama a atenção certamente é o cuidado com o bebê. Preservamos com tranquilidade a 1ª hora de vida do bebê em contato pele a pele com a mãe e somente depois de 1 a 2h desse contato e amamentação (e após autorização) é que iniciamos os cuidados e procedimentos com o bebê que são previamente discutidos no pré-natal e consentidos pelos pais.


E quais são esse procedimentos?


Imediatamente após nascer, no colo materno, já é possível avaliar a coloração da pele, o pulso, a irritabilidade reflexa (choro ou simplesmente caretas, tosse ou/e espirros que o bebê faz ao nascer), respiração e tônus muscular. Todos esses parâmetros nos informam o Apgar do bebê no 1º, no 5º e no 10° minuto de vida. Estando tudo bem, segue no colo materno e cuidamos da temperatura desse bebê que além da troca de calor com a mãe será coberto com alguns paninhos que aquecemos com equipamento próprio.


Passado pelo menos 1h de vida, ainda no colo, realizamos a aplicação intramuscular da Vitamina K, de preferência com o bebê mamando, para o menor desconforto possível se beneficiando dos efeitos analgésicos que a amamentação promove.


Ao lado da mãe, iniciamos com clampeamento e o corte do cordão umbilical (a placenta ainda está ligada ao bebê mesmo após dequitação), que pode ser realizado pela pessoa escolhida.


É feito o exame físico sistemático, céfalo-caudal, seguido pelos sinais vitais.


Após exame, fazemos as medidas antropométricas como peso e comprimento. Nossa balança é uma redinha de tecido que acolhe o bebê enquanto ele é pesado.


Por fim, vestimos o bebê se for o desejo da mãe. Não é realizado banho ou nenhuma limpeza da pele. O bebê não está sujo, portanto, basta seca-ló para preservar o vernix caseoso que ainda permanece na pele.


Tudo isso com a família ao redor, participando, tirando fotos e comemorando o nascimento da filha, vide foto do nascimento da Lyli. Nascer em casa é diferente! Gostou? Já pensou em algo assim?


📸 @partosporsolsaidoli

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo LM Branco.png