As novas orientações sobre o vérnix caseoso e o banho após o nascimento
- biancapuglia
- 1 de dez. de 2021
- 1 min de leitura

Vérnix é aquela camada branca que fica sobre a pele do recém-nascido. Antigamente era vista como sujeira, e a maioria dos bebês tomava banho logo após o nascimento para retirá-la. Mas com o passar do tempo, descobrimos que ele traz muitos benefícios pro bebê. Dentre eles estão: forma uma película impermeável que tem o objetivo de permitir a maturação adequada da pele, fornece benefícios antibacterianos e antioxidantes. Também atua como lubrificante no canal de parto e após o nascimento determina maior hidratação da pele, bem como uma maior proteção contra microorganismos patogênicos. Ou seja, tira a mão desse neném! Vérnix não é sujeira, é proteção!
Sendo assim, a Sociedade Brasileira de Pediatria orienta que o banho do RN seja atrasado, tanto para que o vérnix não seja retirado, quanto para que a estabilidade térmica do recém-nascido seja alcançada. O banho precoce interrompe de maneira desnecessária o momento da amamentação e o contato pele a pele com a mãe. Além disso, aumenta o risco de hipotermia e desconforto respiratório.
Por conta de todos esses fatores, a OMS recomenda que o primeiro banho seja dado após 24h ou, caso isso não seja possível, que seja adiado por pelo menos 6h.
Em resumo, bebês não nascem sujos e não é preciso dar o banho logo após o nascimento. E por aí? Com quantas horas de vida o seu bebê tomou o primeiro banho? Conta pra gente!
Comments