Mudança brusca de comportamento no bebê? Podem ser picos de crescimento e saltos de desenvolvimento.



Quem já teve um bebê em casa reparou que de vez em quando acontecem umas mudanças bruscas de comportamento. Quando você começou a acreditar que ele estava fazendo algum tipo de padrão de sono, por exemplo, ele passa a acordar o tempo todo e ter um sono super agitado. Ou de uma hora pra outra quer mamar o dia inteiro. E por que isso acontece?


Bebês não crescem de maneira linear, um pouco a cada dia. Em alguns períodos eles passarão por PICOS DE CRESCIMENTO e SALTOS DE DESENVOLVIMENTO.


Os picos têm uma relação maior com o crescimento físico do bebê (altura e peso) e o seu maior sinal é um aumento significativo no volume das mamadas. Alguns querem, literalmente, passar o dia no peito. E quando acontecem?


– 7 – 10 dias;

– 2 – 3 semanas;

– 4 – 6 semanas;

– 3 meses;

– 4 meses;

– 6 meses;

– 9 meses.


Já os saltos estão associados ao desenvolvimento, seja ele cognitivo, motor, de linguagem etc. Na grande maioria das vezes, o bebê pede mais colo e o sono fica bem bagunçado, já que ele está descobrindo novas habilidades e isso o deixa bastante excitado. Geralmente ocorrem com:


- 5 semanas;

- 8 semanas;

- 12 semanas;

- 19 semanas;

- 26 semanas;

- 30 semanas;

- 37 semanas;

- 46 semanas;

- 1 ano e 1 mês.


Picos e saltos podem ser muito desafiadores para os pais. É cansativo, mas também devemos lembrar que a criança precisa de acolhimento e empatia. Colo, carinho e muito peito podem ajudá-los a atravessar esses períodos de uma forma mais serena e confiante.


Estudem sobre picos e saltos. Ter essa informação aprofundada pode fazer muita diferença para a sua paz e entendimento sobre os processos do bebê. Estudem! 💕

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo LM Branco.png