Vamos conversar sobre o tampão mucoso?


Desde o comecinho da gravidez, o colo do útero secreta uma substância gelatinosa que cria uma barreira na entrada do útero, protegendo-o de agentes infecciosos. É o tampão mucoso. Sua função é, como o próprio nome sugere, servir com um tampão no colo uterino, protegendo o bebê contra infecções ao longo da gestação.


Quando o colo do útero começa a dilatar e ficar mais fino (apagado), e o bebê começa a descer, parte dessa camada pode sair, no vaso sanitário, no papel higiênico ou na calcinha.


O tampão é gelatinoso e pode ser translúcido (como o da foto), como clara de ovo, ou pode ser amarronzado, vermelho ou com fios de sangue. Perder o tampão não quer dizer que você já esteja em trabalho de parto, e em princípio o bebê não corre risco. Mas, se você estiver com menos de 37 semanas, procure o serviço de saúde, para descartar uma ameaça de parto prematuro.


A saída do tampão mucoso é um dos sinais de que o colo do útero está começando a se preparar para o parto. É uma secreção espessa, que pode conter sangue ou não, que pode ser confundida com o líquido amniótico, e muitas vezes é considerada um sinal de que o trabalho de parto está bem próximo.


Na verdade, o tampão ou parte dele podem sair sem que o trabalho de parto realmente comece. As contrações de verdade podem começar dali a alguns dias.


Créditos: @nocaminhodaenfermagem

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo LM Branco.png