Você quer uma equipe ou uma babá de parto?


Qual a sua expectativa emocional sobre a equipe que vai lhe cuidar ao longo do seu processo de parto? Você quer uma doula que lhe apoie no processo com responsabilidade, olhar calibrado e profissionalismo ou quer alguém tutelando suas escolhas? Você quer um médico ou uma enfermeira que fiquem atentos à toda parte técnica que lhe cabem, com respeito aos seus desejos e considerando o bem estar fetal e materno para embasar as condutas, ou quer profissionais que escolham tudo por você?


Estamos no Brasil. E aqui, se você não corre atrás de informação de qualidade, as suas chances de ter um parto normal respeitoso ou uma cesárea bem indicada, caem vertiginosamente. Mas é aí que mora o perigo: muitas mulheres confundem buscar boa informação e equipe capacitada com buscar uma babá pro parto. Nós não estamos aqui para tutelar você. Nós estamos aqui para apoiar suas escolhas baseadas em normativas de saúde e bem estar materno e fetal. Quem banca o parto é você, até porque quem sente as dores e as consequências dessa criança no mundo é você e sua família. Nós não somos fim, nós somos meio. Nós te ajudamos. Mas não fazemos por você. Entender o que é protagonismo do parto, perpassa pela consciência de que o parto é seu, não da equipe. Que cabe aos profissionais abrirem caminhos respeitosos e seguros para que você tenha uma experiência satisfatória, positiva e saudável. Mas quem banca é você.


Enquanto nosso cenário for injusto frente às referências internacionais de boas práticas obstétricas para embasar bem suas escolhas, só tem um jeito: informação de qualidade. Busque. Ela não é a garantia de um parto perfeito (isso existe?), mas é a validação de um caminho mais esclarecido e sem expectativas irreais.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo LM Branco.png