Somos um equipe voltada para o apoio à gestação, ao parto, ao pós-parto, à amamentação e a maternagem consciente. Estamos preparadas para atender você e sua família e trazer informação e manejo para o bem nascer. 

Doula e Educadora Perinatal

A Doula oferece suporte emocional por meio da presença contínua ao lado da parturiente, promovendo encorajamento, tranqüilidade, carinho e apoio em todo o processo de gravidez, parto e pós-parto. A profissional oferece informação sobre médicos, procedimentos hospitalares e o que esperar do parto e pós-parto. Também disponibiliza ajuda para a preparação física e emocional da parturiente, das mais variadas formas.


Durante o processo de nascimento, a Doula favorece a manutenção de um ambiente tranqüilo, acolhedor, com silêncio e privacidade. Além disso, oferece medidas de conforto físico com massagens, relaxamentos, técnicas de respiração, banhos, sugestão de posições, movimentações que auxiliem o progresso do trabalho de parto e diminuição da dor. Atua como uma ponte de comunicação entre a mulher, sua família e a equipe de atendimento, fazendo somente os contatos que a mulher desejar.

 

A Doula se faz importante até mesmo em uma possível cesárea necessária, onde continua dando apoio, conforto e ajuda a mulher a relaxar e tranqüilizar-se durante a cirurgia. No pós-parto se faz presente auxiliando a mãe no seu contato com o recém-nascido e com a amamentação.

Consultoria em Amamentação

 

A Consultoria em aleitamento materno consiste em ajudar a mãe a solucionar  os principais problemas que acontecem durante o processo de aleitamento materno, baseando-se em conhecimento e atuação técnico-cientifica. Leva-se apoio, manejo e suporte para  que a lactante tenha uma experiência bem sucedida de amamentação.

 

Queixas como bebê com dificuldade de sugar, dores no seio, dificuldade de pega, fissuras, bebê agitado, queda de produção e ganho de peso do bebê são comuns e costumam ser solucionadas pela consultora.
 

Além disso, a especialista ajuda a dirimir dúvidas e propõe opções no manejo clínico relacionado a amamentação e ao bem estar da puérpera junto ao bebê. 

Atendimento pré-hospitalar


Oferecemos suporte realizado por Enfermeira Obstetra, para mulheres que desejam evoluir a maior parte do trabalho de parto em casa, com monitoramento obstétrico, antes de seguir para a Matenrnidade de sua escolha. Realizado por Enfermeira especialista em obstetrícia, a EO, Enfermeira Obstetra, monitora todos os parâmetros da saúde materno-fetal em casa, avaliando a vitalidade do bebê através da ausculta dos batimentos cardíacos, bem como toda a evolução do trabalho de parto como contrações uterinas, perdas vaginas e se necessário, avaliação da dilatação do colo do útero, sem excluir medidas de conforto e apoio que promovam um trabalho de parto mais agradável e seguro para a parturiente. O suporte se dá desde a fase ativa do trabalho de parto, ainda na casa da parturiente, e só finaliza após o parto no hospital após o estabelecimento da primeira amamentação. 

Não deve ser entendido como um serviço de atenção ao parto domiciliar, visto que para realização de um parto em casa, é necessário uma equipe e equipamentos adequados e suficientes para prestar uma assistência com a devida segurança. Portanto, consiste em monitoramento dos parâmetros vitais da saúde materna e fetal para que a gestante permaneça no conforto de seu lar, com segurança, aguardando a evolução do trabalho de parto até a transferência para o hospital ou maternidade de sua escolha em momento oportuno.

Parto Domiciliar

O parto domiciliar planejado é assistido por nossas enfermeiras Lara Monnerat e Mônica Martins, especialistas nos cuidados obstétricos e neonatais, e dispostas a oferecer um cuidado pautado no respeito às escolhas da gestante/casal. Ambas Trabalham sempre baseadas nas recomendações nacionais e internacionais de atendimento à gestação e parto de baixo risco oferecendo um cuidado individualizado e acolhedor aos casais e famílias que desejam receber seus bebês no conforto de seus lares.

Dar a luz em casa, cercado da família, com pessoas de sua escolha em um atendimento respeitoso e humano: isso é possível para mulheres que apresentam uma gestação de risco habitual e é seguro, segundo as evidências científicas atuais. Nosso acompanhamento domiciliar inicia-se no pré natal e vai além da avaliação de exames e medidas. Através de escuta sensível, vamos conhecendo cada família, suas necessidades e expectativas, estabelecendo uma relação de confiança e vínculo, tão importantes para o dia do parto quanto um pré natal bem feito. Após o parto, continuamos o atendimento no pós parto, dando todo suporte nos primeiros dias do recém nascido e estabelecimento da amamentação. Nessa lógica, desejamos que as mulheres que buscam um parto domiciliar escolham esta forma de parir de maneira consciente, planejada e assistida da melhor maneira possível.

Acupuntura para tentantes, gestantes e lactantes

Se a mulher, ao definir que quer engravidar, inicia juntamente um trabalho com a acupuntura, será iniciado um trabalho de equilíbrio energético, onde todos os meridianos serão trabalhados. Dessa forma,este útero e todo o sistema de suporte para a gestação é preparado. Esse trabalho facilita também a fertilidade, facilitando assim a fecundação. Se a mulher ou homem encontram dificuldade na fertilidade, esse trabalho pode ser direcionado em conjunto com o casal para o trabalho de fertilização.

Após a concepção todo o sistema energético tem como prioridade nutrir o feto. Pode-se dizer que durante a gravidez o sangue é transformado em essência que nutre o corpo e o bebê. Vale lembrar que o sangue, assim como o sim, é considerado como pura energia na medicina tradicional chinesa. Portanto se este está pleno e fortalecido durante a concepção (ai a importância da acupuntura antes), a gestação, parto e pós parto podem diminuir as chances de intercorrências.

No pós-parto, a atuação da ccupuntura também é de grande importância. Neste período todo o sistema energético se reestabelece de todo o período gestacional e do parto, mas ao mesmo tempo tem que alimentar este bebê produzindo o leite.

A mulher está no auge de sua fragilidade, é um momento por vezes esquecido durante toda a gestação mas que requer uma atuação de toda equipe no cuidado com a mulher. 

Laser de baixa intensidade para cicatrização mamária

A terapia com laser é um método rápido e eficaz, não tem contra-indicações, e pode ser feito em conjunto com qualquer outro método de tratamento. O número de sessões é variável de acordo com o tipo e tamanho da ferida e as sessões podem ser frequentes ou semanais. 
 

O melhor tratamento para mamilos fissurados é a prevenção! Uma ótima forma terapêutica utilizada para prevenção e alívio da dor, é a laserterapia, sendo esta eficaz na redução dos sintomas álgicos de diversas doenças do aparelho feminino. O leite materno é um alimento completo é o inicio do vínculo mãe e filho. A amamentação é referida como um momento sublime e prazeroso, desde que não haja dor.

 

 O tratamento com laserterapia ajuda a melhorar o processo de cicatrização do peito para uma amamentação tranquila. Ela atua para os seguintes casos: 
 

  • Analgesia (alívio imediato da dor!);

  • Fissura mamária;

  • Prevenção e melhora do ingurgitamento mamário;

  • Prevenção e tratamento de mastite;

  • Diminuição do processo inflamatório;

  • Prevenção e tratamento da candidiase mamária;

  • Melhora da dor e cicatrização do períneo;

  • Melhora do sistema imunológico.

Rodas, Cursos e Workshops

O Espaço Livre Maternagem oferece uma roda de conversas baseada na participação coletiva de gestantes e casais. Nesse evento, as pessoas acabam se conhecem, formando vínculos e construindo um trabalho conjunto de empoderamento e preparação para o parto. Durante o tempo da roda ocorre a discussão de temas ligados ao ciclo da maternidade. A cada encontro as pessoas se apresentam e contam um pouquinho de sua história. Depois o tema é proposto e discutido.

São organizados também cursos e workshops para preparação para o parto. Eles tem o intuito de promover a informação e visam  apresentar de forma prática temas, exercícios e atividades voltados para uma melhor experiência com a gestação, o parto e o pós-parto. É um momento para a gestante e acompanhante de sua escolha com o intuito de oferecer referências à gravidez, dicas de como lidar com os desconfortos de cada trimestre, preparação para o parto e cuidados com o recém-nascido e amamentação.

Desenvolvido por

Livre Maternagem 2019.

Todos os direitos Reservados.

Espaço Livre Maternagem

SEPS 707/907 Sul
Ed. San Marino, salas 314/315

Segunda a sexta-feira,

com hora marcada.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon