Quem Somos

Estamos preparadas para te receber. Buscamos aperfeiçoar a cada dia o nosso trabalho para que mais famílias possam ser atendidas com respeito e acolhimento.

Bianca Puglia

Brasiliense, casada com um grande companheiro e mãe de um guri sorridente que nasceu em um belíssimo parto respeitoso.

Me formei doula primeiramente pelo curso Mulheres Empoderadas  em São Paulo - SP. Me mudei para os EUA a fim de completar minha formação na área pelo DONA International e atuei no estado de Illinois. Atualmente também sou acadêmica de Enfermagem Obstétrica e pretendo dar continuidade ao meu trabalho de cuidado absoluto às gestantes, puérperas e lactantes. Trabalho em minha cidade, Brasília - DF, e atendo mulheres e famílias ao longo de toda a gestação, parto e pós-parto.

Formada também em Comunicação Social pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) no Rio de Janeiro, pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais) em Brasília, sempre fui apaixonada por empreendedorismo sustentável. 

 

Desde que soube que estava grávida, me envolvi profundamente no mundo da humanização do parto e encontrei nele o alento que sempre procurei: ajudar mulheres a buscar e encontrar o respeito necessário a elas e aos bebês que virão ao mundo. 

 

Eis que meu filho nasceu e entendi na prática a importância de se ter o apoio emocional e físico de uma doula, além do respeito a mim e ao meu bebê. Encontrei então a oportunidade de me profissionalizar e dividir com tantas outras mulheres a busca por esta atenção, autonomia e protagonismo em um momento tão singular.

Criei portanto a Livre Maternagem e tornei ela meu maior instrumento de trabalho e  mudança que acredito ser necessária no atual cenário obstétrico no Brasil.  
 

Livia Minatel

Sou Enfermeira, pós-graduada em Acupuntura Sistêmica, e especialista em Aleitamento Materno pela UniFIL. Meu foco é auxiliar mães e bebês. Efetuei atendimento terapêutico no Espaço Essencial, em São Paulo e desde 2012 atuo em Brasília como Consultora em Amamentação e Cuidados com Recém-Nascidos, promovendo eventos e palestras com o objetivo de divulgar boas práticas, ensinar os cuidados necessários, dissolver mitos, auxiliar no desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida e a relação entre pais e filhos. Desde 2012 realizo encontros e eventos como a Hora do Mamaço em Brasília — edições 2013, 2014, 2015 e 2016 e a Marcha do Parto Humanizado, em 2013. Também fui responsável pela realização dos encontros sobre aleitamento nos Institutos Ishtar, Espaço Acalanto, UniCEUB, Dani Rico, BRB e Matriusca nos últimos anos. Meu prazer mais recente tem sido aplicar os cuidados e conhecimentos, com muito amor, no desenvolvimento de minha filha.

Sempre soube que trabalharia na área da saúde. Me especializei em Medicina Tradicional Chinesa e me encontrei como profissional.

Quando me mudei para Brasília, em 2011, fiz uma capacitação em consultoria em amamentação. Desde então, atuo como consultora em aleitamento materno. A descoberta desse novo universo foi uma reviravolta em minha vida. Daí em diante não parei mais de devorar esse novo mundo.

Engravidei no final de 2013 e tive um lindo parto domiciliar planejado com 37 semanas. Vivenciei muita coisa que já conhecia na teoria, passei por alguns desafios na amamentação, mas consegui superar as dificuldades. Ter o conhecimento sem dúvida ajudou muito.

Mônica Martins

Sou Enfermeira Obstétrica e educadora perinatal. O começo de toda essa trajetória  foi ainda no curso de graduação.

Em 2011, durante a vivência em um centro obstétrico de hospital do SUS em Taguatinga-DF, me fiz a seguinte pergunta: "Como preparar essas mulheres para o momento do parto de maneira que elas sejam protagonistas de sua própria história?" E a resposta veio com um trabalho de pesquisa em que o resultado foi descobrir a importância da educação perinatal ainda no pré-natal, tornando essas mulheres, gestantes e parturientes conscientes de suas escolhas e autonomia. 
 

E então, em 2013, quando a primeira criança da família estava a caminho e eu descobri que seria tia, descobri também essa profissão incrível, DOULA. Fiz o curso de Doula e Educadora perinatal e pude ajudar meu primeiro sobrinho vir ao mundo de forma respeitosa e cheia de carinho e amor. Desde então não parei mais. Me tornei profissionalmente Doula, trabalhei apoiando mulheres do DF em seus partos até que então decidi me especializar em obstetrícia. 

Me especializei pelo instituto IBEED em Brasília em 2016. Desde então mudei meu atendimento de Doula para Enfermeira Obstétrica e assim ofereço uma atenção obstétrica pautada na humanização, atenção e carinho que a experiência como doula me conferiu. Não deixei de atuar como Doula completamente, pois sou Doula backup da minha querida sócia e parceira de trabalho, Bianca Puglia - a Bia. Mas hoje, ofereço a assistência de enfermagem com monitoramento obstétrico em meus atendimentos.

Lara Monnerat

Sou enfermeira Obstetra e Neonatal e consultora em amamentação. Ainda na faculdade me apaixonei pela saúde da Mulher e decidi que essa seria minha área de atuação, mas achava que o que eu assistia nas salas de parto dos hospitais eram o “normal” para um parto, leia-se cheio de intervenções. Foi quando me tornei monitora da disciplina que descobri que aquilo definitivamente não era normal. Fiz o curso de doulas e comecei a questionar todas as práticas intervencionistas que assistia. O fim da faculdade me levou para a Neonatologia. Foram 3 anos como enfermeira intensivista neonatal que me complementam como enfermeira obstetra. Identificar um recém nascido saudável e saber com que alterações me preocupar em um nascimento e primeiros dias de vida, me permitiu iniciar minha atuação em partos domiciliares, como enfermeira assistente, ainda no Rio de Janeiro.

Concluí a pós-graduação em Obstetrícia e logo surgiu oportunidade de mudança para Brasília. Comecei a atender partos domiciliares e atendimento pré hospitalar até o nascimento do meu filho, em novembro de 2015. O nascimento dele trouxe grandes transformações pessoais e profissionais. De um parto domiciliar planejado a uma cesariana bem indicada, meu parto me trouxe a vivência de tudo aquilo que eu já vi acontecer com tantas mulheres que acompanhei ao longo desses anos, mais empatia, mais humanidade para acolhê-las em seus questionamentos e frustrações quando o que planejamos sai do esperado. Depois de longos meses de puerpério voltei a atuar atendendo mulheres em partos domiciliares e pré hospitalares e auxiliando nas dificuldades da amamentação.

Mariana Bahia

Carioca de nascimento, mas recifense de coração desde os 5 anos. Casada com o maior incentivador da minha mudança de carreira aos 30 anos de idade.

Me formei em Direito pela AESO/OLINDA no ano de 2007, e, depois de tirar a OAB, resolvi passar 7 meses em Londres. Cresci muito, voltei, estudei alguns anos para concurso, depois decidi advogar. Mas o “acaso” me chamou para o universo do parto: uma amiga que pariu em casa não conseguia registrar em cartório seu próprio filho por ele ter nascido em um parto domiciliar planejado. Entrei na jogada como advogada e sai de lá ativista dos direitos reprodutivos femininos.

Depois de 1 ano militando nessa área, meu companheiro percebeu que eu gostava mais de obstetrícia do que de Direito, me inscreveu no vestibular de enfermagem e no curso de doula. Tudo de uma só vez. Mesmo sofrendo inúmeras críticas de parentes e amigos, resolvi seguir o meu coração e fazer essa mudança gigantesca.

Em 2015 fiz o curso de doula no GAMA/SP e logo depois ingressei na FPS (Faculdade Pernambucana de Saúde - IMIP). No ano de 2017 me formei consultora em amamentação pelo Levatrice/RJ.

Desde então venho exercendo a minha profissão com muito amor, respeito e dedicação. Hoje sou extremamente realizada com o meu ofício. 

Em 2020 termino a minha graduação em Enfermagem e vou para Brasília me juntar presencialmente ao time da Livre Maternagem.

Parceiras

Contamos com excelentes profissionais parceiras, alinhadas com nossa assistência, para oferecermos uma vivência mais completa e satisfatória para sua caminhada materna e feminina.

Dra. Bárbara Nunes

Formada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, a médica ginecologista e obstetra Dra. Bárbara Nunes do Grupo Gaia é aliada na Livre Maternagem para oferecer uma vivência de respeito, cuidado e responsabilidade ao feminino, ao parto e ao nascimento. Atende na Livre Maternagem como ginecologista, oferecendo todo o suporte ao corpo da mulher em todos os ciclos da vida e não somente à mulheres gestantes, com um olhar calibrado às necessidades e contextos de vida de cada uma de nós. Além disso, é também parceira em partos, atuando como obstetra e dando todo o suporte desde o pré-natal para que mulheres tenham a oportunidade de vivenciar esse momento com delicadeza, boa assistência e suporte.

Dra. Sofia Santana

Formada pela Universidade Católica de Brasília, a médica ginecologista e obstetra Dra. Sofia Santana do Grupo Gaia é uma grande parceira da Livre Maternagem. Em dupla com a Dra. Bárbara Nunes, oferece às suas pacientes uma assistência permeada pelo respeito e humanização e um olhar calibrado às necessidades de cada mulher. Traz consigo o estímulo ao empoderamento de cada gestante que acompanha, com o intuito de fortalecer a melhor vivência de parto e nascimento. 

Aline França

Apaixonada pelo mundo pós-parto, Doula formada pelo Instituto Mulheres Empoderadas -SP. Especialista em Psicologia do Puerpério e Teoria do Apego pelo Instituto Aripe - SP. Facilitadora habilitada do método “Dance Mãe e Bebê”. Na Livre Maternagem facilita dança terapêutica para puérperas com bebês até 12 meses  no método Dance Mãe e Bebê. Também promove rodas de acolhimento e apoio ao pós-parto pela Rede AmaMente. Facilita dança terapêutica para mulheres em qualquer ciclo da vida. Oferece Massagem Relaxante para gestantes e puérperas e também arte gestacional e pintura de amamentação.

Camila Barros

Psicóloga Clínica, especialista em Gestalt-Terapia e em Psicologia do Puerpério. Acredita que o período gravídico-puerperal é uma das fases mais potencialmente transformadoras da vida e trabalha com o intuito de facilitar a compreensão dos complexos processos internos que a tentativa, a gravidez e a chegada de um filho trazem à mulher. Traz à Livre Maternagem a oportunidade de acompanhamento psicológico especializado com foco na maternidade consciente - acompanhamento terapêutico a mulheres tentando engravidar; pré-natal psicológico com o objetivo de preparar a gestante para o parto e o puerpério; acolhimento de mulheres em pós-parto recente; apoio psicológico a mães em qualquer fase da vida; e consultoria materna para assuntos pontuais ligados à maternidade e à primeira infância. A maternidade pode ser mais leve!

Teura Ferreira

Teura Ferreira é fisioterapeuta com formação em osteopatia e posturologia com aprofundamento em técnicas de manipulação miofascial, mobilização articular, estabilização segmentar, bandagens elásticas funcionais, técnicas osteopáticas globais, reabilitação vestibular, avaliação palpatória perceptiva e pediatria. Na atuação como doula, aprofundou seus conhecimentos para o atendimento à mulher durante o ciclo gravídico puerperal, inclusive fertilidade. Certificou-se Instrutora GentleBirth em 2018 e desde janeiro de 2019 ministra os workshops do método na Livre Maternagem. É Assessora de Babywearing pela Bebê no Pano e hoje faz parte dos cursos de formação da Casa das Doulas como facilitadora.

Nossa Filosofia

Como profissionais do nascimento e amamentação, mantemos uma conduta ética no processo de acompanhamento da gravidez e apoio ao trabalho de parto e pós-parto, além de todo o amparo para o bem amamentar. A nossa primeira responsabilidade é com a cliente.

 

Nosso objetivo é fomentar o máximo de autodeterminação por parte da parturiente. Respeitamos a privacidade e guardamos em confiança toda informação obtida sobre cada cliente durante e após o serviço executado. 


Nosso compromisso é o de servir. Damos assistência a cada parturiente que busca apoio no trabalho de parto, seja oferecendo atendimento ou indicando referências apropriadas. Trazemos para a relação profissional-cliente o respeito, a cortesia e a gentileza. 


Nos empenhamos para promover a saúde geral de mulheres e seus bebês, sempre que possível.

 

Nós não:

Fazemos tarefas que não nos competem

Não efetuamos tarefas que vão além do limite profissional. Não fazemos qualquer tipo de intervenção. Nossa função é dar apoio físico, emocional e informativo. Cabem aos devidos profissionais clínicos fazerem seus papéis junto à parturiente e lactante. 

Decidimos por você

Nós jamais decidimos pela parturiente. Trazemos apoio e informações conscientes para formação de opinião, mas não optamos e nem decidimos pela mulher. As escolhas sobre quaisquer pontos são exclusivamente dela. 

Usamos as nossas crenças em

suas experiências

Não utilizamos as nossas crenças pessoais junto às suas práticas ao longo do pré, parto e pós-parto. Limitamos os nossos credos somente a nós, permitindo que as convicções da mulher sejam ponto de referência para o momento. 

Desenvolvido por

Livre Maternagem 2019.

Todos os direitos Reservados.

Espaço Livre Maternagem

SEPS 707/907 Sul
Ed. San Marino, salas 314/315

Segunda a sexta-feira,

com hora marcada.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon