BebĂȘ chorando e se contorcendo? Calma. Pode ser a disquesia do lactente.
- biancapuglia
- 30 de nov. de 2021
- 1 min de leitura

Seu bebĂȘ nasceu e poucos dias depois ela começa a demonstrar algum desconforto abdominal. Chora, se estica e se contrai todo e reclama bastante. Os pais, principalmente de primeira viagem, ficam muito preocupados e comumente chamam isso de cĂłlica. Mas serĂĄ que Ă© mesmo? EntĂŁo, hoje, te apresentamos a DISQUESIA DO LACTENTE! Mas gente, o que Ă© isso?
A disquesia do lactente Ă© nada mais nada menos do que a incapacidade do bebĂȘ em sincronizar a sua vontade de evacuar com a liberação do esfĂncter anal. Ou seja, nĂłs, adultos, conseguimos segurar ou soltar o cocĂŽ quando bem entendemos (exceto em casos de prisĂŁo de ventre ou diarreia), mas o bebĂȘ, nĂŁo. Ele sente vontade de fazer cocĂŽ, se incomoda, mas nĂŁo consegue soltar o orifĂcio anal.
Mas para aliviar os coraçÔes preocupados, gostarĂamos de ressaltar que esse processo Ă© fisiolĂłgico e estĂĄ relacionado a imaturidade do sistema excretor do bebĂȘ. Isso nĂŁo significa que ele esteja com prisĂŁo de ventre ou sofrendo por algo que a mĂŁe comeu.
E o que podemos fazer para ajudĂĄ-lo a lidar com essa dificuldade?
- fazer a bicicletinha quando ele começar a demonstrar algum incÎmodo (flexionar as perninhas sobre o ventre);
- compressa morna na barriguinha;
- acolher o seu bebĂȘ e ter paciĂȘncia, porque isso vai passar!