top of page

Intercorrência no parto: você está preparada para possivelmente passar por isso?


Quem está na obstetricia sabe: parto é um evento fisiológico, que foi feito pra dar certo. Se a gente não atrapalhar a mulher e deixar ela viver esse processo de forma natural e respeitosa, as chances de tudo acabar bem são enormes. Bebê e mãe saudáveis, esse é o combinado! Mas e quando as coisas fogem ao nosso controle? Você já parou pra pensar nisso?


A OMS diz que em torno de 20% das gestantes precisarão de uma cesárea. E ela pode acontecer por diversos motivos, por questões maternas ou fetais. Mas também temos outros tipos de intercorrência, como bebês que precisam de reanimação ou mulheres que tem hemorragia. E nós, da Livre Maternagem, acreditamos que se preparar para uma eventual intercorrência também é preciso.


Porque se você não sabe que isso pode acontecer, o susto é maior. Um bebê que nasce mais molinho já te traz um desespero absurdo ou um sangramento aumentado, por exemplo. Então, converse sobre esse assunto com a sua equipe no pré-natal. Sem pânico ou alardes, mas de forma consciente e baseada na realidade.


Dito isso, você sabe como a sua equipe atua em casos de intercorrência? Todos estão com os cursos em dia? Porque o que a prática nos mostra é que uma boa equipe técnica faz muita diferença nesse momento. Serenidade, atualização e foco farão muita diferença.


Sigamos sempre confiando no poder da natureza, mas sabendo que para toda regra existe uma exceção.

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo LM Branco.png
bottom of page