Mamilo fissurado: dói demais, mas o que pode ser feito?



Hoje falaremos sobre a tão temida FISSURA MAMILAR. Sabemos que, apesar de ainda naturalizarmos bastante os incômodos durante a amamentação, a sensação de dor ao amamentar é uma das principais causas de desmame precoce. E quantas vezes não ouvimos histórias de mulheres que amamentaram por bastante tempo com os mamilos sangrando ou foram acusadas de fracas por terem desistido?


Nos parece bastante cruel exigir de uma puérpera que ela amamente com dor ou associar essa escolha ao amor pelo filho ou à falta dele. É público que o início da amamentação pode ser recheado de desafios para muitas, mas não deve ser um sofrimento. Por isso, precisamos ter muito cuidado com o que falamos para essas mulheres. Fissuras, rachaduras, erosões, bolhas etc podem causar bastante sofrimento, mas profissionais especializados podem te ajudar.


Em primeiro lugar, precisamos descobrir a(s) causa(s) do problema. A principais são:


- pega inadequada ou mal posicionamento do bebê;

- mamilos “desfavoráveis” (curtos, plano, muito grandes ou pouco elásticos);

- freio de língua curto, entre outras.


Então, quando pensamos em tratamento de fissuras, precisamos antes de tudo corrigir a técnica. Não adianta usar pomadas, por exemplo, se o bebê seguir com a pega errada.


É importante ressaltar, que as evidências científicas atuais, falam em tratamento úmido, e não seco. Ou seja, não orientamos mais banho de luz ou de sol e uso de secador de cabelo nas mamas. O que os estudos científicos vêm mostrando é que a cicatrização das feridas é mais eficiente se as camadas internas da epiderme estiverem úmidas.


Então, para ajudar na cicatrização das fissuras, podemos:


- aplicar leite materno após as mamadas e deixá-las livres;

- uso pontual de algumas pomadas e em pequena quantidade;

- e aplicação de laser de baixa frequência.


Caso você comece a sentir dor ou perceba alguma fissura na mama, procure um profissional especializado em amamentação. Em geral, é mais fácil reverter o quadro quando ele é acionado cedo. Deixar para chamá-lo só depois de muita dor pode ocasionar o desmame ou levar a um tratamento mais demorado.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo LM Branco.png