top of page

"Me falaram que o segundo parto seria mais rápido, mas não foi!"


Me falaram que o segundo parto é mais rápido, mas foi até mais demorado que o primeiro! Isso é normal?


Sim, é normal. Partos não têm regras. O que eles têm, com boa assistência, são bases de segurança para sabermos que tudo está correndo de maneira adequada. Mas regras? Não.


É comum percebermos que boa parte das mulheres que tiveram um parto normal anterior costumam ter um processo um pouco (ou muito) mais acelerado que o primeiro. Existe uma uma memória corporal e fisiológica que oferece um desempenho mais célere. É regra? Mais uma vez: não.


Mesmo parindo novamente, você pode ter um parto mais demorado que o primeiro, ou, quem sabe, um expulsivo mais difícil. Ou até em casos mais raros, necessitar de uma cesariana. Sabe por que? Porque são bebês diferentes e histórias distintas.


Muitas famílias criam expectativas de partos a jato nos próximos partos normais. Claro que pode ocorrer, mas, no geral, as equipes conseguem assistí-las a tempo. A atenção técnica, no caso de multíparas, muda também. Ficamos atentas desde os primeiros sinais, pois sabemos que aquele processo pode se desdobrar de maneira mais diligente. Ou não. Mas preferimos trabalhar com excesso de zelo e olhar perspicaz.


Crie um pônei, mas não crie expectativas. Cada parto tem sua história, seu tempo de desenvolvimento e sua necessidade para acontecer. Esqueça os relógios. Cada bebê carrega consigo uma narrativa necessária para estrear neste mundo. E sua maternidade, para cada criança, também. 💕

1.914 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo LM Branco.png
bottom of page