Os incômodos do pós-parto imediato



Todo mundo sabe que existe uma mudança muito grande no corpo da mulher durante a gestação e o pós-parto. Alguns corpos “voltam” mais rápido, outros demoram um pouco mais. Mas poucos falam sobre os incômodos do pós-parto imediato, e o que as puérperas sentem nos primeiros dias. Então, hoje, resolvemos enumerar alguns incômodos ou dores do pós-parto normal e da cesárea.


De fato, a grande maioria refere que a recuperação do parto normal é muito melhor. Mas será que isso significa zero dor?


A principal queixa que escutamos na recuperação do parto normal é uma ardência na vagina. Isso se dá porque, mesmo que você não tenha precisado lever pontos, a passagem do bebê causa microlacerações, e o contato com a urina pode causar esse ardor. Também é muito comum que a vagina fique um pouco edemaciada (inchada), e que em caso de laceração o incômodo seja mais importante. Gelo e spray de andolba podem ser grandes aliados nesses casos.


Outro incômodo bastante comum são as cólicas. Elas acontecem porque ao amamentar, a mulher produz ocitocina e o útero começa a voltar para o lugar. Na recuperação da cesárea, algumas mulheres referem uma dor mais importante, já que o útero foi cortado.


Na cesárea, aliás, a maior queixa do pós é a dor da ferida operatória. Algumas mulheres precisarão de analgésicos mais fortes e terão dificuldade de cuidar do bebê, tomar banho e se levantar da cama. Outras vão referir uma dor suportável.


O ressecamento vaginal é muito comum após as duas vias de parto, já que os níveis de estrogênio e progesterona aumentam durante a amamentação. Caso a mulher tenha vontade de retomar a sua vida sexual, lubrificantes são bem-vindos. A hemorroida também é outra queixa comum em ambas as vias. Gelo e medicações receitadas pelo profissional de saúde podem ajudar.


Lembramos que cada corpo é um, e que cada mulher vai sentir de um jeito. E por aí? Como foi a sua recuperação do parto normal ou da cesárea? E o que te ajudou nesse processo? Conta pra gente!


Imagem: Jillian Harris


#PósParto #PósPartoImediato #LivreMaternagem #Puerpério

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo LM Branco.png