Pare de se preocupar apenas com dilatação. Existem coisas tão ou mais importantes a serem observadas


Oi! Aqui é a Bianca Puglia e eu vim conversar sobre um assunto importante com você. Por muitos anos, considerou-se a dilatação como a grande diretriz para saber se o parto estava avançando conforme o esperado. Depois de muitos anos de estudo, experiências múltiplas de parto e muita observação, concluiu-se que dilatação é um dos vários fatores que precisam ser analisados ao longo do parto e não somente ela, de maneira isolada.


Exemplo prático: no mês passado, tive uma gestante, primeira gestação, que chegou no hospital em franco trabalho de parto. Contrações efetivas e longas, de 2 em 2 minutos. Relatava sentir muita pressão no ânus. Fez-se o toque: 2 para 3cm. Essa semana, em outro parto, também primeira gestação, contrações espaçadas, 5 a 6 minutos em média, com duração curta. Fez-se o toque: 9cm. Dois cenários totalmente distintos, certo?


Pare e pense. Qual bebê nasceu mais rápido: o de 2/3cm ou o de 9cm?


Acertou quem falou que foi o bebê dos 2 para 3cm. Ele nasceu 2 horas após esse toque. Em contrapartida, o bebê da mãe com dilatação de 9cm nasceu 6h depois.


Muito mais importante do que dilatação, precisamos nos atentar em que altura o bebê está na pelve, como este bebê está posicionado, como as contrações estão se desdobrando, quais os sinais corporais que a mulher nos oferece como guia para entendermos a evolução desse processo, se os batimentos cardíacos desse bebê estão dentro de um padrão seguro...


Anota essa frase no seu coração: NÃO SE APEGUE A DILATAÇÃO. Ela é um dos vários guias que nos dirão sobre a evolução do seu parto.


Não entre naquela pilha de pensar "nossa, eu tô com essa dor toda e só 5cm? Esse parto vai demorar muito!". Dilatação não é matemática. Dilatação não é um processo cartesiano. Dilatação é UM DOS guias do seu parto, entre tantos outros.


Isso vai tirar um peso imenso das suas costas no trabalho de parto. Dilatação é um dos muitos guias. Anotou no coração?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo LM Branco.png