Na ânsia pela informação, algumas gestantes se apegam à máxima de que para parir você precisa estar ativa durante todo o trabalho de parto. E isso não é uma verdade. Em partos muito laboriosos, o corpo vai pedir uma pausa em algum momento. Ninguém deveria precisar de pressa para parir.
Infelizmente, sabemos que o nosso sistema não oferece um atendimento que nos dê essa oportunidade, mas, caso você tenha o privilégio de ser assistida por uma equipe humanizada, saiba que esse é um direito seu. Deitar de lado, se encostar na poltrona, tirar um cochilo, tudo isso pode fazer parte de um trabalho de parto. Às vezes a mulher está tão cansada que começa a perder dinâmica uterina. Ou seja, a natureza é sábia até nisso. As contrações espaçam mesmo que você esteja em franco trabalho de parto para recuperar a energia e depois voltar com tudo.
Já vimos muitas mulheres dormirem entre uma contração e outra. Então, se você ainda vai parir, saiba que o parto não precisa ser uma maratona sem descanso. Pode comer, descansar e recuperar o fôlego. Seu corpo agradece! 💕
Comments