top of page

Você sente angústia ao amamentar?


Você que amamenta ou está gestando já ouviu falar em D-MER (dysphoric milk ejection reflex)?


Traduzindo para português, a D-MER é uma condição que faz com que algumas lactantes tenham sintomas depressivos e sintam angústia logo após o reflexo de ejeção do leite. Os sintomas também podem envolver tristeza, humor deprimido, desconforto, ansiedade, irritabilidade e inquietude, mas cessam em poucos minutos.


E qual é a grande questão dessa disforia? Muitas lactantes têm vergonha de falar sobre o que estão sentido por medo de serem julgadas ou acharem que elas não amam seus filhos. O que poucas sabem é que essa resposta não é psicológica, mas fisiológica. É uma reação a liberação do leite. Sendo assim, os sintomas antecedem o reflexo de ejeção e duram 30 segundos a 2 minutos.


Aparentemente a resposta está relacionada q uma queda inadequada de dopamina quando o leite é liberado. Em uma pessoa com D-MER, a queda da dopamina acontece de maneira inapropriada.


Dito isso, é importante saber que esses sintomas se tratam de um problema médico, não emocional. Se você tem sentido isso, procure ajuda! Busque um profissional especializado que poderá te ajudar.


Você sentiu isso durante a sua amamentação? Conta pra gente!


Fonte: Tratado do Especialista em Cuidado Materno-Infantil com Enfoque em Amamentaçao da @mamebem

4.167 visualizações6 comentários

Posts recentes

Ver tudo

6 Comments


Karla Rayane
Karla Rayane
Jan 25

E muito ruim o que eu sinto e tenho pena de desmama mas já não tô aguentando mas

Like

Karla Rayane
Karla Rayane
Jan 21

Do meu primeiro filho não mamou e eu não sentia nada disso que tô sentindo hoje

Like

Karla Rayane
Karla Rayane
Jan 21

Eu tenho um BB de 8 meses tenho sentindo isso e tem me feito mal a culpa até agora tô sustendo ele no peito mas não dá mas dou mingal também mas ele ainda quer o peito

Like

Indira Massaki
Indira Massaki
Dec 16, 2023

Senti dos meus 3 filhos, não amamentei mais que 1 semana, era impossível, a angústia era terrível e não durava 2 min, era enquanto ele estivesse no peito, e eles demoravam 30 min em cada peito, quando ia se aproximando a próxima mamada eu ficava desesperada e ansiosa, sem falar que a pega não era correta e machucava aí ajuntava a dor com essa angústia, senhor que tragédia foi nas duas vezes porque na terceira nem insisti já dei a fórmula, tava ficando louca já pela culpa que carregava do primeiro e nem sabia que era D-mer , achava que era psicológico, trauma, rejeição pelo bebê, nossa tanto sentimento ruim que vinha, de culpa e por aí vai.

Like

Lu Dornelas
Lu Dornelas
Oct 11, 2023

Sentia. Só agora, 18 anos depois descubro o que é.

Like
Karla Rayane
Karla Rayane
Jan 25
Replying to

Vc fez o que amamentou ou parou

Like
Logo LM Branco.png
bottom of page